terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Sugestões Culturais

Sugestões Culturais

A coleção “galvanizArte comprimento de Onda”, de P. Scripton, pode ser visitada no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, de 12 de dezembro a 24 de janeiro 2021.

As obras expostas de P. Scripton, são uma coleção de estudos, esculturas e instalações que resultaram da primeira incursão do autor no universo da escultura, num regime de residência nas instalações de uma suinicultura desativada.

As chapas de cobertura ondulada de aço galvanizado e alumínio, corroídas pelos gases dos dejetos dos suínos e erodidas pelos rigores do clima, constituíram o ponto de partida para uma aprofundada experimentação plástica.

Esta mostra, assume-se como uma expressão de alarme e protesto perante a Insustentabilidade de ainda haver humanos sujeitos a sobreviver, coartados da liberdade dos sonhos e da criatividade, em bairros de chapa ondulada.

“galvanizArte comprimento de Onda” presta homenagem ao malogrado artista e humanista Pedro Aguilar, que durante mais de uma década integrou empenhada e criativamente os projetos da equipa do Sintra Museu de Arte Moderna Coleção Berardo – Instituição que originalmente se sediou no Antigo Casino de Sintra e que atualmente acolhe o Museu das Artes de Sintra.



A entrada é gratuita para todos os visitantes, em todas as exposições do MU.SA e dos seis Museus Municipais de Sintra. Os Museus Municipais de Sintra estão distinguidos com o selo Clean & Safe.


Dia 17, João Reis Pedreira toca no bar Salloon em Sintra, pelas 18.30h.Sexta e sábado estará na Praia das Maçãs e no "Theatro", em S. Marcos



Também dia 17, quinta feita, pelas 21h, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, como forma de celebrar os 25 anos de elevação de Sintra a património mundial, na categoria de Paisagem Cultural, 10 estruturas sintrenses apresentam ao público um espetáculo que visa celebrar a efemeridade, tentando apresentar, aquilo que faz de Sintra um sítio absolutamente especial, belo, mágico e único. E o que é o património e que Património(s) são estes que Sintra nos apresenta? O que podemos considerar de património? Os sons fazem parte do património sintrense? As imagens? As paisagens? As pessoas? As lendas? Os locais? Os autores? Os objetos? Os espaços?

Espetáculo multidisciplinar de quem é de Sintra para Sintra, os de nascença, os de afinidade, de coração ou amizade. O objetivo deste momento é revisitar o misticismo, tão impregnado em Sintra, nas edificações, na sua flora tão característica, nos seus sons e cheiros, nos lugares, nas suas gentes e costumes e em todas as outras pequenas grandes coisas que fazem de Sintra: um lugar único. Um património que não é exclusivo a quem é de Sintra, é da humanidade.

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA | M/6 anos. DURAÇÃO | 75 minutos aprox. PREÇO DOS BILHETES | Gratuito. INFO E RESERVAS | 219107110 Bilheteira.ccoc@cm-sintra.pt

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção: Paulo Cintrão e Rui Mário

Interpretação e criação: Ana Landum, Ana Lúcia Magalhães, Bruno Rosa, Carlos Gonçalves, Carolina Figueiredo, Catarina Rodrigues, Cecília Hudec Clara Marchana, Cláudia Alexandre, Duarte Ferreira, Fernando Grilo, Inês Lopes Gonçalves, Isabel Ribas, Joana Rodrigues, João Artur Dias Miranda, João Paulo Almeida da Silva, José António Soares, José Nobre, José Sabugo, Júlio Almas, Luís Fernandes, Mariana Fonseca, Miguel Moisés, Miguel Tirapicos, Nuno Borges Pinto, Nuno Cintrão, Nuno Pinto, Patrícia Cairrão, Paula Sousa, Paulo B., Paulo Cintrão, Pedro Bettencourt, Pedro Hilário, Ricardo Santos, Rui Mário, Rui Peixoto, Samuel Saraiva 

Cenografia: Júlio Almas

Dança: Madrasta Dance

Música: Farra Fanfarra

 Design gráfico: Carolina Figueiredo

Direção de Produção e Produção Executiva: António Bartolomeu

Produção: Câmara Municipal de Sintra, Byfurcação Chão de Oliva, Casa das Cenas, Madrasta Dance, Farra-Fanfarra, Teatro Tapa Furos, teatromosca, Teatro Efémero, Teatroesfera, RUGAS Associação Cultural 2020 foi um ano atípico, sendo para o mundo da cultura um período de sofrimento e resiliência. Mas como o Homem é o único animal que conhece a palavra Esperança, esperemos por um 2021 com vacina contra o desespero, a depressão e a descrença. Por um 2021 de recomeço, união e empenho nas lutas de sempre


Dias 19 e 20 de Dezembro, decorre na Casa do Fauno um curso de Herbalismo Mágico de Yule, com Isa Baptista. Ver informação abaixo.


Assinalando o 29° Aniversário da Orquestra da Sociedade Recreativa e Musical de Almoçageme esta vai dar um concerto no dia 20 Dezembro às 18.00h em live streaming na sua página de Facebook.Assista Em Casa.
Devido às limitações impostas pela DGS a lotação da sala está substancialmente reduzida. Apenas estão disponíveis alguns lugares, que podem ser reservados no Bar da Sociedade até dia 18 de Dezembro.


Apesar do adiamento da apresentação em Sintra, Filomena Marona Beja lançou o seu último livro, "Barcas Novas Levam Guerra"

Edição: Parsifal PT, março de 2020, 15,00

Segunda metade do século XX: o país dir-se-ia alheio às mudanças que iam pelo do mundo. A Guerra! Os navios a largar do Tejo, a levar os militares para a guerra. Os lenços, as lágrimas. «Até à volta...», «Até à volta!».

 

E as senhoras do Movimento Nacional Feminino, que à despedida distribuíam uns cigarros, uns aerogramas: «Até à volta!» Voltariam? Sim, alguns voltaram, doridos, estropiados. Outros, dentro de urnas. E de alguns, nunca mais se soube.

 

Henrique e Rafael, irmãos, lutavam por vingar nos estudos. Henrique, aluno de Biologia, fora conseguindo adiar a recruta; já o irmão, estudante de Económicas e activo contestatário ao regime, não conseguira contornar as suas obrigações militares e fora destacado para a Guiné. Pouco tempo depois de embarcar no Niassa, deixa de dar notícias. Teria desertado? Ficara ferido na frente de combate? Havia Sido apanhado numa emboscada?

 

Inconfundível no estilo a que Filomena Marona Beja habituou já os seus leitores, Barcas Novas Levam Guerra é um livro depurado e vigoroso sobre a angústia que marcou uma geração e, em simultâneo, uma denúncia da intolerância e da repressão de um regime que se aproxima da sua agonia.

 


O Movimento Internacional Lusófono promove de 16 a 18 de Dezembro via ZOOM o VII Colóquio Luso-Galaico sob o lema "Saudade".


Adriano Reis, "contador de estórias", também escreveu sobre as suas terras da Morabeza, de que resultou o livro RUTXÊLA Stórias de LÁ.


Quem quiser adquirir, pode contactá-lo para 

conta.storia@gmail.com



EFEMÉRIDE

17 de dezembro passam 250 anos do batizado de Ludwig Van Beethoven, data das celebrações, uma vez que se ignora a data do seu nascimento.

Beethoven nasceu em Bona, atual Renânia do Norte (Alemanha) duma família de origem flamenga, cujo sobrenome significava horta de beterrabas e no qual a partícula van não indicava nobreza alguma. Em 1792, com 21 anos de idade, mudou-se para Viena, onde, fora algumas viagens, permaneceu para o resto da vida. Foi aluno de Joseph Haydn, e Antonio Salieri e Albrechtsberger, maestro de capela na Catedral de Santo Estêvão. Começou então a publicar as suas obras de que se destacam a Opus 1 (coleção de três trios para piano, violino e violoncelo) e as três sonatas para piano Op. 2 (1794-1795).

Foi em Viena que lhe foi diagnosticado, por volta de 1796, aos 26 anos de idade, a congestão dos centros auditivos internos (que mais tarde o deixou surdo).

O seu verdadeiro génio só foi realmente realçado com a publicação das suas Op. 7 e Op. 10, entre 1796 e 1798: a Quarta Sonata para Piano, em Mi Maior, e as Quinta em Dó Menor, Sexta em Fá Maior e Sétima em Ré Maior Sonatas para Piano.

Entre 1802 e 1804 compõs a Sinfonia nº 3 em Mi bemol Maior, Op.55, (Eróica), considerada o início do período Romântico na música erudita. Nos anos seguintes compôs a Sonata para Piano nº 21 em Dó maior, Op.53,(Waldstein), entre 1803 e 1804; a Sonata para Piano nº 23 em Fá menor, Op.57,(Appassionata), entre 1804 e 1805; o Concerto para Piano nº 4 em Sol Maior, Op.58, em 1806; os Três Quartetos de Cordas, Op.59, intitulados de Razumovsky, em 1806; a Sinfonia nº 4 em Si bemol Maior, Op.60, também em 1806; o Concerto para Violino em Ré Maior, Op.61, entre 1806 e 1807; a Sinfonia nº 5 em Dó Menor, Op.67, entre 1807 e 1808; a Sinfonia nº 6 em Fá maior, Op.68,(Pastoral), também entre 1807 e 1808; a Ópera Fidélio, cuja versão definitiva data de 1814.

A partir de 1818, surgem então a Sonata nº 29 em Si bemol Maior, Op.106, intitulada de Hammerklavier, entre 1817 e 1818; a Sonata nº 30 em Mi Maior, Op.109 (1820); a Sonata nº 31 em Lá bemol Maior, Op.110 (1820-1821); a Sonata nº 32 em Dó Menor, Op.111 (1820-1822); as Variações Diabelli, Op.120 (1819. 1823), a Missa Solemnis, Op.123 (1818-1822).

O culminar destes anos foi a Sinfonia nº 9 em Ré Menor, Op.125 (1822-1824), para muitos a sua obra-prima, em que pela primeira vez foi inserido um coral numa sinfonia. O texto foi uma adaptação do poema de Friedrich Schiller, “Ode à Alegria”, feita pelo próprio Ludwig van Beethoven. Os anos finais de Ludwig foram dedicados quase exclusivamente à composição de Quartetos para Cordas.

De 1816 até 1827, ano da sua morte, ainda conseguiu compor cerca de 44 obras musicais. Ao morrer, a 26 de março de 1827, estava a trabalhar numa nova sinfonia, assim como projetava escrever um Requiem. Ao contrário de Mozart, que foi enterrado anonimamente numa vala comum, 20.000 pessoas participaram no funeral de Beethoven, em 29 de março de 1827.

Saudações Culturais







domingo, 29 de novembro de 2020

LINKS

 



Aqui envio alguma informação.

Preciso apenas de 1 nota biográfica de 1 linha, e link para um site seu ou redes sociais que queira “linkar”

Reunimos já a 17 de Outubro (presencial) e 24 de Novembro (via ZOOM)

Abraço

Fernando

 

 

REDE CULTURAL DE SINTRA-SUGESTÕES

Aguardam-se sugestões de logotipo. Eduardo Sérgio e Thalliz Duque ofereceram-se para fazer um.

Mail da Rede  redeculturaldesintra@gmail.com. Usar este a partir de agora

PROJETO DE SITE

Convinha reunir o grupo para começar a desenhar os conteúdos dentro do template.

Na parte SOBRE, sugiro alojar a Carta de Intenções

CARTA DE INTENÇÕES

Sintra é um espaço multifacetado onde confluem através do testemunho de várias gerações valores consagrados e emergentes nas artes e na vida cultural, constituindo um panorama diversificado composto pelos testemunhos visuais, literários e performativos de quem no seu seio cria, produz e divulga as mais diversas formas de expressão.

É nos tempos crepusculares como o que vivemos que o seu trabalho carece de maior atenção, forjando união e convergência de atitudes e propostas no sentido de dar maior visibilidade e apoio a todos os que à sua maneira têm algo para dar e comunicar, acrescentando massa crítica e substância à vida quotidiana.

Para tanto, um grupo de indivíduos ligados à cultura em Sintra vem propor e convidar os destinatários deste Manifesto, bem como todos os que se lhes queiram juntar, à criação duma Rede Cultural com o objetivo central de promover a coesão e desenvolvimento local através do acesso e dinamização das diferentes práticas culturais em Sintra, em todo o seu espectro, desde a arte tradicional à arte contemporânea.

A estrutura ora criada terá natureza informal, com base na colaboração voluntária dos seus integrantes, e respeitará sempre as orientações estéticas, criativas e inovadoras dos seus integrantes, apenas rejeitando contributos ou colaboradores que pretendam usar a Rede no sentido da propaganda político- partidária, de promoção de religiões ou confissões religiosas, ou de eventos que apelem à xenofobia, racismo, discriminação de género ou ofensa do bom nome de terceiros, sejam pessoas ou instituições, no que exceda a crítica saudável e razoável

Para alcançar esse objetivo propõe:

1) potenciar sinergias entre os diversos atores culturais presentes no território;

2) implementar estratégias de divulgação das ações culturais dos seus integrantes e desenvolver diálogos com as comunidades locais;

3) apoiar os agentes culturais em aspetos legais e de produção.

A Rede Cultural de Sintra pretende ser um espaço de encontro livre e informal de indivíduos, tendo em vista a diversidade, interligação e diálogo intercultural, sem submissão a qualquer ideologia pré-definida (religiosa, partidária, estética ou outra), no respeito pela liberdade criativa de cada um. Consideramos que o importante é o fazer dentro de um espírito de respeito mútuo e cooperação.

Do ponto de vista prático, propomos, desde já

- a organização de uma tertúlia de encontro regular e um evento também regular, ao vivo, que reúna artistas consagrados, artistas emergentes e as gentes de Sintra, tendo em vista a diversidade, interligação e diálogo intercultural, sem submissão a cartilhas estéticas ou pré-definidas, no respeito pela liberdade criativa de cada um.

- a construção dum site da Rede com uma listagem dos diversos criativos com toda a informação sobre o trabalho e iniciativas dessa pessoa ou grupo, bem como à sua página e links;

- a criação de uma Agenda Semanal dos Eventos em que participem os grupos e agentes culturais integrantes da Rede, no âmbito do site e das redes sociais, a ser divulgada pelas redes, comunicação social e bases de dados, bem como a possibilidade de registar em vídeo ou streaming eventos em que participem integrantes da Rede, com criação de um canal YouTube da mesma;

- a criação de um espaço, físico e/ou virtual, de apoio a todos os integrantes, nomeadamente no plano jurídico, técnico e artístico, com realização de workshops e ações de formação para os membros, em áreas técnicas e artísticas, a ministrar por elementos da Rede ou personalidades por si convidadas, bem como informação sobre candidaturas a apoios públicos ou privados, mecenato, crowdfunding e outras formas de financiamento.

A Rede Cultural de Sintra é um projeto em construção de todos e para todos. E será o que quisermos que ela seja com o contributo da ação de cada um. Assumindo a responsabilidade do artista para com a comunidade em que se insere, da comunidade para com o artista e das potencialidades criativas inerentes a uma rede de amizade e entreajuda.

A adesão às ideias e propostas da Rede Cultural de Sintra é simples, e opera nesta fase pelo simples envio de um mail para alagamaressintra@gmail.com , enquanto um próprio não for criado, com indicação de nome, endereço e contacto, área cultural onde desenvolve iniciativas (a sós ou em grupo), endereço web (se tiver) e indicação da disponibilidade para colaborar, e em que áreas.

Contamos convosco!

Saudações Culturais

Na parte AGENDA E NOTÍCIAS refletindo os eventos de Sintra, de pessoas de Sintra, com atualização permanente, ficando no futuro um grupo de 2 ou 3 encarregues da sua atualização, sendo que os membros da Rede podem enviar os seus eventos e todos aqueles que achem que devem ser divulgados; Possibilidade de compra de bilhetes para os eventos via site, entre outras facilidades; Possibilidade de promoção de crowdfunding.

Coluna com o nome de todos os aderentes da Rede que realizem atividades culturais, com links para as suas páginas e redes sociais, e informações que entendam introduzir, de consulta simples e imediata; Para já sugiro a criação dos seguintes links, de atualização permanente:

Caros Amigos, envio lista de ligações vossas e externas para incluir no futuro site da Rede em construção.

1-Ligações conexas com os membros da Rede ou das organizações a que pertencem (irá aumentando ao ritmo das novas adesões)

DIGAM SFF SE O VOSSO LINK ABAIXO É O CORRETO, OU SE QUEREM ADICIONAR OUTRO OU OUTROS SITES, LIGAÇÃO A REDES SOCIAIS, YOU TUBE, PODCASTS)

AI A DANÇA!

https://aiadanca.com/

ALAGAMARES

https://www.alagamares.com/

AMNISTIA INTERNACIONAL

https://www.amnistia.pt/

ANALUA ZOÉ

https://olhares.com/analuazoe

https://www.fineart-portugal.com/author/1085

ANDAMENTO

https://andamento.pt/

ANDRÉ FILIPE

ANDREIA JOÃO

http://www.senhora-do-o.info/

ANTÓNIO CARLOS CORTEZ

https://www.gradiva.pt/autores/45326/antonio-carlos-cortez

ANTÓNIO LUÍS LOPES

http://sintradeambulada.blogspot.com/search/label/Ant%C3%B3nio%20Lu%C3%ADs%20Lopes

ARIADNE CASTRO

https://ariadnecastroart.wixsite.com/ariadnecastro

https://www.facebook.com/AriadnesArt

ARTLOAD-ASSOCIAÇÃO ARTESÃOS SINTRA

https://www.facebook.com/ArtLoad-Associa%C3%A7%C3%A3o-de-Artes%C3%A3os-do-Concelho-de-Sintra-104718611390316/

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA ANTROPOLOGIA

https://www.apantropologia.org/apa/

BYFURCAÇÃO

http://www.byfurcacao.pt/

CAFÉ SAUDADE

https://www.facebook.com/CafeSaudade/

CÂMARA MUNICIPAL DE SINTRA

https://cm-sintra.pt/

CARLOS MANIQUE

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5351601208842414

CASA DO FAUNO

https://casadofauno.wordpress.com/

CÉLIA COLIMÃO

https://www.facebook.com/celia.colimao

CHÃO DE OLIVA

https://www.chaodeoliva.com/

CRIAATIVIDADE CÓSMICA

https://www.facebook.com/criaatividadecosmica

CRISTINA FÉLIX

https://www.wook.pt/autor/cristina-felix/4521816

COLARES EDITORA

https://www.fnac.pt/e4637/Colares-Editora

CORAL ALLEGRO

https://www.facebook.com/CoralAllegro.acsintra

D. ELVIRA

https://www.facebook.com/bandadonaelvira/

DIVINO SOSPIRO

https://www.divinosospiro.org/

DREAM MAKERS

EDUARDO SÉRGIO

http://feiraalternativa.pt/arquivo/eduardo-sergio

FERNANDA BOTELHO

https://www.facebook.com/fernanadatojeira/

https://www.wook.pt/autor/fernanda-botelho/3680766

FILIPA VIEIRA

https://www.facebook.com/PICPhotographyPT/

FILOMENA BARATA

https://www.novasfronteiras.pt/especialista-filomena-barata/

FILOMENA MARONA BEJA

https://www.wook.pt/autor/filomena-marona-beja/2177

FIO D’AZEITE

https://www.chaodeoliva.com/quem-somos/13-fio-d-azeite-teatro-de-marionetas

IVO RAMAD

https://www.youtube.com/channel/UCkQY6OMe6jKD4LUqI-SxX8w

JOÃO MARIA

JOÃO PEDREIRA

https://portaldeartistas.pt/artistas_solo/156-joao-pedreira-musico-portugues

JOSÉ MANUEL ANES

https://www.wook.pt/autor/jose-manuel-anes/16580

JORGE TRIGO

https://www.wook.pt/autor/jorge-trigo/33401

LIBERTO CRUZ

https://www.alagamares.com/a-obra-de-liberto-cruz/

LORDES DO CAOS

https://www.facebook.com/esmm.lordesdocaos/

 

www.lordesdocaos.pt

LUCIANO REIS

https://pt.wikipedia.org/wiki/Luciano_Reis

LUIS FILIPE SARMENTO

https://www.wook.pt/autor/luis-filipe-sarmento/6509

MARCO OLIVEIRA BORGES

https://sintraecascais.wordpress.com/author/sintraecascais/

MARIA JOSÉ FERREIRA

http://mariajoseferreira.pt/

MARINA FERRAZ

http://kkadreamsland.blogspot.com/

MIGUEL REAL

https://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=466

MIL

https://movimentolusofono.wordpress.com/

NEWS MUSEUM

https://www.newsmuseum.pt/

NUNO ANTUNES

https://www.revelamos.com/

NUNO BASTOS

https://nunofbastos.wixsite.com/nunobastos

https://www.youtube.com/user/NunofBastos

https://www.facebook.com/NunoBastos.nb

NUNO MIGUEL GASPAR

https://flul.academia.edu/NunoGaspar

OFÉLIA CABAÇO

https://www.wook.pt/autor/ofelia-cabaco/2964895

PAULO CROFT

https://www.youtube.com/channel/UCyRjVxEaLWGV7yvaD8BTVoQ

PEDRO RODIL

https://www.imdb.com/name/nm3143701/

POETRY SLAM

https://portugalslam.com/sintra/

RÁDIO IDEIAS

https://www.radioideias.com.pt/

RAQUEL OCHOA

https://www.wook.pt/autor/raquel-ochoa/45982

RAUL PINTO

http://www.raulpinto.org/?lang=en

RJ ANIMA

https://www.facebook.com/ribeiradasjardas

ROSA BORGES JACINTO

https://www.alagamares.com/rosa-borges-jacinto-o-fado-requer-muito-trabalho-e-uma-aprendizagem-constante/

RUGAS

https://www.facebook.com/people/Rugas-Associa%C3%A7%C3%A3o/100011410180270

RUI ZILHÃO

http://www.ruizilhao.com/

RVP DIDÁTICA

https://www.facebook.com/RVPDidatica

SALOMÉ PAIS MATOS

https://www.salomematosharpa.com/

SÉRGIO FONTÃO

https://gulbenkian.pt/musica/biography/sergio-fontao/

SESSÃO DA MEIA NOITE

https://www.bruapodcasts.com/sessao-da-meia-noite

SONS E COMPASSOS

https://sonsecompassos.pt/

SOCIEDADE UNIÃO SINTRENSE

https://www.facebook.com/sociedadeuniaosin

TEATRO EFÉMERO

https://vimeo.com/teatroefemero

TEATRO IDENTIDADES

https://www.facebook.com/TeatroDeIdentidades

TEATRO TAPAFUROS

http://www.tapafuros.com/

TEATRO UNIÃO

https://www.facebook.com/teatrouniaosus

https://www.youtube.com/channel/UCQStrERxfOu9N3ol47Jj4Sg

THIAGO BRADELL

http://www.thiagobraddell.pt/

TIAGO RIBEIRO PEREIRA

www.tiagoribeiropereira.com

TROTIL

http://www.centraldeartistas.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=192&Itemid=

URBEX MAJOR

https://www.youtube.com/c/UrbexMajor/videos?view=0&sort=dd&shelf_id=8

VANESSA RIBEIRO

https://www.facebook.com/UmPontoNoConto

VIDEOCREEP

https://www.behance.net/videocreep

VITOR PENA VIÇOSO

http://www.associacaogagarin.pt/images/stories/2008/NotaBiografica.pdf

VOANDO EM CYNTHIA

https://www.viralagenda.com/pt/p/VoandoCynthiaEspacoCultural

2-Ligações Úteis

PROPONHO A ADIÇÃO DE LINKS PARA AS ENTIDADES E INSTITUIÇÕES ABAIXO.SE ALGUMA PASSAR A INTEGRAR AREDE, PASSA PARA A SECÇÃO DE CIMA, DOS MEMBROS. ACRESCENTEM QUEM ACHAM QUE PODE SER RELEVANTE E NÃO ESTÁ AQUI

ACTIS

https://actisuniversidadesintra.pt/

ARDECORO

 https://www.facebook.com/ardecoro

ASSOCIAÇÃO DEFESA PATRIMÓNIO SINTRA

http://adps.pt/

ASSOCIAÇÃO JUVENIL A PONTE

https://associacaoponte.pt/

CÂMARA DOS OFÍCIOS

https://www.facebook.com/camara.dos.oficios/

CÂMARA MUNICIPAL DE SINTRA

https://cm-sintra.pt/

CÂMARA MUNICIPAL DE SINTRA-REGULAMENTOS CULTURA

https://cm-sintra.pt/institucional/regulamentos/regulamentos-de-cultura

CASA DAS CENAS

https://mariaalmiramedina.weebly.com/casa-das-cenas.html

CENTRO CULTURAL DE BELAS

https://www.facebook.com/pages/Centro-Cultural-Recreativo-e-Desportivo-De-Belas/702800919892208

CENTRO CULTURAL OLGA CADAVAL

https://ccolgacadaval.pt/

CENTRO NACIONAL DE CULTURA

https://www.cnc.pt/

CLUBE DE XADREZ DE SINTRA

http://axlisboa.weebly.com/cxsintra.html

CULTURGEST

https://www.culturgest.pt/pt/

CULTURSINTRA

https://www.regaleira.pt/pt/fundacao-cultursintra

DANÇAS COM HISTÓRIA

http://www.dancascomhistoria.pt/

DGARTES

https://www.dgartes.gov.pt/

ECOALDEIA DE JANAS

https://ecoaldeiajanas.org/

EGEAC

https://www.egeac.pt/

EPAV

https://www.epav.pt/epav/

EPRPS- ESCOLA DO PATRIMÓNIO

http://www.escoladopatrimonio.pt/

ERASMUS-PROGRAMA

https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/about_pt

ÉTER CULTURAL

https://etercultural.com/

FABLAB SINTRA

http://www.fablab.fabricadoempreendedor.pt/

FARRA FANFARRA

https://www.bookastreetartist.com/pt/farra-fanfarra

FISCALIDADE CULTURA

https://www.fea.pt/files/ce23f202d788bef361da9827771738d3901f8b4d.pdf

https://www.direitosedeveres.pt/q/saude-seguranca-social-e-solidariedade/solidariedade/que-vantagens-tem-e-a-que-imposicoes-se-sujeita-uma-associacao-que-se-constitua-como-instituicao-particular-de-

FUNDAÇÃO GULBENKIAN

https://gulbenkian.pt/

GAVE

https://artesanatogave2004.blogspot.com/

GRUPO CORAL DE QUELUZ

http://grupocoraldequeluz.weebly.com/

HISTÓRIA DE SINTRA

https://cronologiasintrense.blogspot.com/

ICOMOS

http://www.icomos.pt/

INOVA TAPADA

https://www.facebook.com/Grupo-INova-Tapada-140178956126242/

INSTITUTO CAMÕES

https://www.instituto-camoes.pt/

INTERCÂMBIOS

https://canadaponto.com/intercambio-cultural/

https://www.ifp-lisboa.com/arte-e-cultura/intercambios-culturais-e-artisticos/

https://www.ef.edu.pt/cc/pt/intercambio/?source=007957,GGPTS_XC_00_00&semcp=S-XC&semag=XC-3B---XC-00-00&pkw=%2Bintercambio&gclid=EAIaIQobChMIjYXQoPCl7QIVB-7tCh0bxA1CEAAYASAAEgLXefD_BwE&gclsrc=aw.ds

 

JORNAL DE LETRAS

https://visao.sapo.pt/jornaldeletras/

JORNAL DE SINTRA

http://www.jornaldesintra.com/

KCIDADE

KUMPANIA ALGAZZARRA

https://www.facebook.com/kumpanialgazarra/

LEGISLAÇÃO

https://www.parlamento.pt/Legislacao/Paginas/LegislacaoareaCulturaJuventudeDesporto.aspx

http://polobs.pt/legislacao-cultural-portugal/

http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/legislacao-sobre-patrimonio/

http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/recursos/formularios-regulamentos-e-circulares/

LIGA PROTEÇÃO NATUREZA

https://www.lpn.pt/

MECENATO

http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/recursos/mecenato/

MUSEU ODRINHAS-MASMO

http://museuarqueologicodeodrinhas.cm-sintra.pt/

MUSGO-PRODUÇÃO CULTURAL

http://musgoproducaocultural.blogspot.com/p/sobre-musgo.html

PARQUES DE SINTRA

https://www.parquesdesintra.pt/pt/comprar-bilhete/?gclid=Cj0KCQiAh4j-BRCsARIsAGeV12Cb4VoiDXlA7rqLRuVN8hOMeBmgtVe35nvq6xDvK7yG7g5Qm-Nn6NwaAo4VEALw_wcB

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

https://www.arquetopia.org/open-calls-deadlines?gclid=Cj0KCQiAh4j-BRCsARIsAGeV12Cg3v4xikDRjFmOmvj8SVaoOBEhWsf2FX-ZVMQTdVdP6hZ-nEvc9M4aAqdeEALw_wcB

https://www.cerdeirahomeforcreativity.com/residencias-artisticas

http://www.cm-lisboa.pt/polo-cultural-gaivotas-boavista/residencias-artisticas

http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/residencias-artisticas/

RIO DAS MAÇÃS

http://riodasmacas.blogspot.com/

SAL

http://www.sal.pt/

SÉRGIO LUÍS CARVALHO

https://www.sergioluisdecarvalho.com/

SINTRA ESTÚDIO DE ÓPERA

https://www.facebook.com/SINTRA-EST%C3%9ADIO-DE-%C3%93PERA-182998288431031/

SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES

https://www.spautores.pt/

STARTUP SINTRA

https://startupsintra.com/

TEATROMOSCA

https://teatromosca.weebly.com/

TEATROESFERA

https://www.facebook.com/teatroesfera/

UNESCO

https://en.unesco.org/

https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/

UNIÃO EUROPEIA-EUROPA CRIATIVA

https://ec.europa.eu/info/live-work-travel-eu/funding-opportunities/funding-culture_pt

https://www.europacriativa.eu/

URDFG-FONTANELAS E GOUVEIA

https://www.facebook.com/URDFG

 

 Listagem de candidaturas para projetos e financiamentos, sempre atualizada;

Secção Jurídica, com a legislação do setor cultural, de trabalho e segurança social, e direitos de autor, com possibilidade de resposta a questões práticas dada por juristas aderentes da Rede (Consultório);

Secção de Intercâmbios e Residências Artísticas, com informações e links para instituições culturais portuguesas e internacionais;

Secção de informação sobre formação e workshops destinados a integrantes da Rede ou por membros da mesma ministrados;

h)  Blogue de Opinião dos membros da Rede, onde numa perspetiva crítica e didática, se promova a crítica de espetáculos, livros, artes plásticas, cinema, música, tendências,  outros eventos, etc, e estes manifestem as suas opiniões sobre eventos ocorridos ou a ocorrer, sugestões, efemérides, património, espaços museológicos, coletividades, associações, grupos corais, etc;

i)   Secção de Multimédia, com fotos e vídeos de eventos ou divulgação de iniciativas de membros da Rede ou outros eventos por si sugeridos;

TODOS OS MEMBROS, CONTUDO, SÃO CONVIDADOS A SUGERIR CONTEÚDOS, CONTRIBUIR PARA A AGENDA, CONTRIBUIR PARA O BLOGUE DE OPINIÃO SEMPRE QUE TENHA DISPONIBILIDADE, BEM COMO EM TODOS OS SETORES, CADA UM NA ÁREA ONDE SE SENTIR MAIS À VONTADE;

Criação de página da Rede  e canal no You Tube, Instagram e Facebook;

Criação de um grupo operacional para organizar eventos, nomeadamente

a)     Workshops e Palestras On Line

b)     Tertúlias

c)     Eventos Culturais Regulares em locais descentralizados, que sejam uma “mostra” do trabalho dos membros da Rede, sobretudo dos mais novos (sugestão para já: um evento cada 2 meses, se possível com um primeiro de apresentação da Rede, com música, vídeos originais, apresentação de livros e textos, venda de trabalhos dos membros (livros, CD’S, quadros, artesanato, etc, em paralelo com momentos de entrevista, música, literatura, revelação de talentos, homenagens, etc.

NÚCLEOS

ATENÇÃO: TODOS PODEM PARTICIPAR EM TODAS AS ÁREAS ONDE QUEIRAM E POSSAM SER ÚTEIS. ESTA PROPOSTA DE DISTRIBUIÇÃO É PRECÁRIA E TEM EM CONTA O QUE CONHEÇO DO PERFIL DE CADA UM.

SUGESTÃO DE DISTRIBUIÇÃO DOS ADERENTES INDEPENDENTEMENTE DE PODEREM PERTENCER A MAIS DE UM GRUPO E DA ENTRADA DE NOVOS MEMBROS (SÓ SE CONCORDAREM)

GRUPO DE CONSTRUÇÃO DO SITE, REDES SOCIAIS E NEWSLETTER- Rita Fonseca, David Cabral, Rodrigo Figueiredo, Daniel Alves, Vanessa Henriques, Vanessa Oliveira, Filipa Vieira, Nuno Antunes

GRUPO DE CENTRALIZAÇÃO DA AGENDA E ARTIGOS- Joana Correia, Maria Barracosa, Luís Martins Pereira, Nuno Miguel Gaspar, Cláudio Marques, Luís Filipe Sarmento, Maria José Ferreira, Rui Cardoso, Bruno Caseirão, Hugo Ginjas, Sandra Canelas, Filipa Guimarães, Nuno Bastos

FUNÇÃO: RECOLHER DIVULGAÇÃO DE INICIATIVAS NAS ÁREAS ONDE ESTEJA MAIS FAMILIARIZADO E PROPOR AGENDAMENTO ATEMPADO E DIVULGAÇÃO NO SITE, REDES, MAIL. PODEM SER EVENTOS EM SINTRA OU NÃO, AO VIVO, NA NET OU NALGUMA PLATAFORMA. ENVIA PARA O GRUPO DO SITE E REDES SOCIAIS.

GRUPO DE COMUNICAÇÃO-Fernando Morais Gomes, Fernanda Botelho, Raquel Ochoa

FUNÇÃO: RESPONDER E ENVIAR MAILS, MARCAR REUNIÕES COM A REDE OU ENTIDADES EXTERNAS, PRESS RELEASES, MARCAÇÃO DE LOCAIS, ETC

NÚCLEO JURÍDICO E DIVULGAÇÃO DE APOIOS-Fernando Morais Gomes, João Aguiar, Sílvia Rocha, Filipa Guimarães

FUNÇÃO: DIVULGAR LEGISLAÇÃO CULTURAL E LABORAL, SEGURANÇA SOCIAL, DIREITO DE AUTOR, CIBERCRIME DE PLÁGIO, CONCURSOS E CANDIDATURAS A PROJETOS, ETC. HAVERÁ UM CONSULTÓRIO ONLINE

NÚCLEO DAS HUMANIDADES-Marco Oliveira Borges, Carlos Manique, Nuno Miguel Gaspar, Renato Epifânio, Jorge Trigo, Filomena Barata, Eduardo Sérgio, José Manuel Anes, Clara Saraiva, Rui Oliveira, Raúl Tomé.

FUNÇÃO: ENVIAR SUGESTÕES DE EVENTOS E DE ARTIGOS CULTURAIS, PRODUZIR CRÍTICAS DE EVENTOS, REDIGIR ARTIGOS DESTA ÁREA, PARTICIPAR EM EVENTOS E TERTÚLIAS COM AGENDAMENTO PRÉVIO.

NÚCLEO DE PATRIMÓNIO E CIDADANIA- Fernanda Botelho, Daniel André, Thiago Bradell, Pedro Neto, Cláudio Marques, Fernando Morais Gomes, António Luís Lopes

FUNÇÃO: ENVIAR SUGESTÕES DE EVENTOS E DE ARTIGOS, PRODUZIR CRÍTICAS DE EVENTOS, REDIGIR ARTIGOS DESTA ÁREA, PARTICIPAR EM EVENTOS E TERTÚLIAS COM AGENDAMENTO PRÉVIO, ORGANIZAR VISITAS CRÍTICAS E CULTURAIS OU AMBIENTAIS.

NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO LITERÁRIA- Vanessa Oliveira, Raquel Ochoa, Filomena Marona Beja, Luís Filipe Sarmento, Cristina Félix, Ofélia Cabaço, Miguel Real, Maria Rolim, Vítor Pena Viçoso, Liberto Cruz, Marina Ferraz, Vanessa Muscolino.

FUNÇÃO: ENVIAR SUGESTÕES DE EVENTOS E DE ARTIGOS, PRODUZIR CRÍTICAS DE EVENTOS, REDIGIR ARTIGOS DESTA ÁREA, PARTICIPAR EM EVENTOS E TERTÚLIAS COM AGENDAMENTO PRÉVIO, ORGANIZAR VISITAS CRÍTICAS E CULTURAIS, WORKSHOPS, CLUBES DE LEITURA.

NÚCLEO DE ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA E ARTESANATO: Thiago Bradell, Rui Zilhão, Vanessa Muscolino, Analua Zoé, Maria José Ferreira, João Maria, Marcos Félix Gomes, Célia Colimão, Vítor Amaro

FUNÇÃO: ENVIAR SUGESTÕES DE EVENTOS E DE ARTIGOS, PRODUZIR CRÍTICAS DE EVENTOS, REDIGIR ARTIGOS DESTA ÁREA, PARTICIPAR EM EVENTOS E EXPOSIÇÕES COM AGENDAMENTO PRÉVIO, ORGANIZAR VISITAS CRÍTICAS E CULTURAIS, WORKSHOPS

NÚCLEO DE CINEMA E MULTIMÉDIA- Tiago Pereira, Raquel Ochoa, João Antoniotti, Francisco Andrade, Vasco Nascimento, Rui Cardoso, Filipa Vieira

FUNÇÃO: ENVIAR SUGESTÕES DE EVENTOS E DE ARTIGOS, PRODUZIR CRÍTICAS DE EVENTOS, REDIGIR ARTIGOS DESTA ÁREA, PARTICIPAR E PRODUZIR EVENTOS E MOSTRAS COM AGENDAMENTO PRÉVIO, ORGANIZAR VISITAS CRÍTICAS E CULTURAIS, WORKSHOPS, PODCASTS, STREAMING E WEBINARS

NÚCLEO DE MÚSICA- Raul Pinto, Rosa Borges Jacinto, Ivo Ramad, Salomé Pais Matos, Alexandre Gabriel, Massimo Mazzeo, Frederico Pais, Bruno Caseirão, Hugo Ginjas, Paulo Lawson, João Pedreira, Paulo Croft, Sérgio Fontão, Andreia João, Coral Allegro, André Filipe

FUNÇÃO: ENVIAR SUGESTÕES DE EVENTOS E DE ARTIGOS, PRODUZIR CRÍTICAS DE EVENTOS, REDIGIR ARTIGOS DESTA ÁREA, PARTICIPAR EM EVENTOS MUSICAIS DA REDE COM AGENDAMENTO PRÉVIO, PRODUÇÃO DE EVENTOS, WORKSHOPS.

NÚCLEO DE ARTES PERFORMATIVAS-Rui Mário, Cirandart, António Bartolomeu, André Fausto, Miguel Moisés, Ricardo Pereira, Tiago Pereira, Eurico Leote, Nuno Correia Pinto, Nuno Bastos, Susana C. Gaspar, Cláudia Faria, Inês Franco, Pedro Rodil, Adriano Reis, Paulo Cintrão, Cláudia Ferreira, Criaatividade Cósmica, Rugas, Sérgio Moura Afonso, Ariadne Castro

FUNÇÃO: ENVIAR SUGESTÕES DE EVENTOS E DE ARTIGOS, PRODUZIR CRÍTICAS DE EVENTOS, REDIGIR ARTIGOS DESTA ÁREA, PARTICIPAR EM EVENTOS COM AGENDAMENTO PRÉVIO, ORGANIZAR VISITAS CRÍTICAS E CULTURAIS, PERFORMANCES, PRODUÇÃO DE EVENTOS

NÚCLEO DE FORMAÇÃO- Eurico Leote, Luciano Reis, Raquel Ochoa, Cirandart, News Museum, Vítor Amaro, Fernando Morais Gomes, Alexandre Gabriel, Clara Saraiva

FUNÇÃO: PROPOR AÇÕES DE FORMAÇÃO E WORKSHOPS E DIVULGAR AÇÕES EXTERNAS AO VIVO OU VIA NET

MEMBROS À DATA DE 26 DE NOVEMBRO

1.    António Bartolomeu, produtor, do Teatro Efémero

2.    André Fausto, ator, músico, grupo de teatro Identidades

3.    Vanessa Muscolino, artista plástica e poeta

4.    Vanessa Oliveira, organizadora do Poetry Slam Sintra, divulgadora ambiental

5.    Raquel Ochoa, escritora

6.    Fernando Morais Gomes, jurista, Presidente da Alagamares-Associação Cultural

7.    Raul Pinto, pianista

8.    Ricardo Pereira, Presidente da Sociedade União Sintrense

9.    Rita da Fonseca, da Dream Makers

10.Miguel Moisés, ator, Teatro Efémero

11.Rosa Borges Jacinto, fadista

12.Filomena Marona Beja, escritora

13.Ivo Ramad, músico

14.João Antoniotti, organizador de eventos

15.Fernanda Botelho, autora de livros sobre Botânica e Natureza

16.David Cabral, autor e técnico de multimédia

17.Joana Correia, divulgadora cultural

18.Thalliz Duque, divulgador cultural

19.Salomé Pais Matos, harpista

20.Tiago Pereira, teatro Lordes do Caos

21.Marco Oliveira Borges, historiador

22.Daniel André, divulgador cultural e guia de montanha

23.Maria Barracosa, atriz, Voando em Cynthia

24.Carlos Manique, historiador

25.Thiago Bradell, arquiteto

26.Luciano Reis, formador, animador sociocultural e autor

27.Eurico Leote, professor e encenador

28.Alexandre Gabriel, músico, da Zéfiro e Casa do Fauno

29.Luís Filipe Sarmento, escritor

30.Rui Zilhão, artista plástico, cartunista, músico.

31. Nuno Correia Pinto, ator e encenador, Chão de Oliva

32. Nuno Miguel Gaspar, historiador

33. Nuno Bastos, escritor, performer, artista plástico

34.Massimo Mazzeo, maestro, fundador do grupo Divino Sospiro

35.Susana C. Gaspar, atriz e encenadora

36. Cláudia Faria, atriz

37.Sílvia Rocha, advogada

38.Renato Epifânio, filósofo, diretor da revista Nova Águia

39.Francisco Andrade, podcast Sessão da Meia Noite

40.Filipa Guimarães, técnica de Relações Internacionais

41.Inês Franco, estudante universitária grupo de Flamencas Ai a Dança!, tunas da Faculdade de Letras e Poetry Slam

42.Jorge Trigo, escritor e historiador

43. Analua Zoé, poeta, pintora, atriz, fotógrafa

44.Maria José Ferreira, artista plástica

45. Pedro Rodil, ator

46.Rodrigo Figueiredo, designer gráfico

47. Frederico Pais, professor de música

48. Adriano Reis, ator, contador de histórias

49.Rute Moura, autarca

50. Bruno Caseirão, musicólogo

51. Vasco Nascimento, guia turístico

52. João Maria, street artist

53.Hugo Ginjas, baixista da banda rock Trotil, técnico de som free lance

54. Paulo Lawson, músico, vocalista da banda D. Elvira

55. João Reis Pedreira, músico

56. Filomena Barata, técnica superior do Museu Nacional de Arqueologia

57. Paulo Croft, músico

58. Sérgio Fontão, maestro

59. Paulo Cintrão, produtor e ator, byfurcação

60. Rui Cardoso, produtor radiofónico

61.Eduardo Sérgio, operador poliestético, músico prospectivo, performer, filósofo, professor universitário

62.João Aguiar, advogado

63.Pedro Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional Portugal

64. Cristina Félix, autora

65.Cláudia Ferreira, professora, Coletivos Cirandart

66. João Mais, ator

67. Vítor Amaro, presidente da Associação de Artesãos do Concelho de Sintra

68. Ofélia Cabaço, autora

69.Criaatividade Cósmica, Associação Cultural

70. Marcos Félix Gomes, ilustrador, desenhador

71. Célia Colimão, pintora

72. Andreia João, cantora

73.José Manuel Anes, professor universitário

74.Daniel Alves, operador de vídeo

75. Miguel Real, escritor e ensaísta

76. Luís Martins Pereira, Café Saudade

77.Maria Rolim, Colares Editora

78. Rugas Associação Cultural

79.Clara Saraiva, presidente da Associação Portuguesa de Antropologia

80. Raúl Tomé, sociólogo

81.Sérgio Moura Afonso, ator

82. Cláudio Marques, conservador do Palácio da Vila de Sintra

83. Vanessa Henriques, coordenadora de comunicação

84. Coral Allegro, grupo coral

85. News Museum-Museu das Notícias de Sintra

86. Rui Oliveira, divulgador de História Local

87. Vítor Pena Viçoso, professor e ensaísta

88. Sandra Canelas, animadora cultural

89. Rui Mário, ator e encenador

90. Liberto Cruz, escritor

91.André Filipe, músico

92. Marina Ferraz, escritora

93. Ariadne Castro

94. Nuno Antunes, fotógrafo

95. Filipa Vieira, designer e fotógrafa

96.António Luís Lopes, sociólogo

97. António Carlos Cortez, escritor, vencedor do Prémio Ruy Belo 2020