quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O ladrão do Larmanjat




Poeirento e ruidoso, assim achou Lady Jackson o tal Larmanjat, no qual embarcou em visita a Sintra. A viagem duraria duas horas, com paragem para descanso e abastecimento de água, 550 reis o preço do bilhete na 1ª classe. Ideia de Saldanha, que vira algo parecido em França e decidiu introduzi-lo por cá.

Catherine, viúva de Sir George Jackson ia à descoberta da fair Lusitania, Maio era o melhor mês, por causa do calor, recomendara-lhe em Paris o seu editor.À partida de Lisboa, observou os passageiros da primeira classe:Mr. Galway, botânico de Durham, Cosette Mignon, uma corista francesa e o seu acompanhante, M.Vendôme, um médico ainda jovem, Gregório de Almeida, com consultório em Sintra, segundo apurou, e os príncipes Cyrllovitch, Vladimir e Maria, seriam hóspedes da condessa d’Edla no seu chalé. Uma carruagem fora por D. Fernando posta à sua disposição em Lisboa, mas dispensaram, curiosos por conhecer aquela maravilha do progresso. A outra carruagem transportava os criados, colarejas, e soldados aboletados no Paço de Sintra, um quanto receosos da máquina infernal.

Remetida a criada para a 2ª classe, Lady Jackson foi metendo conversa com os demais. O cheiro do perfume barato de mademoiselle Cosette arrancou-lhe um sorriso amarelado, o acompanhante segurava-lhe a mão, mas mais parecia pai dela que marido, uma amásia, por certo. Já o médico, pareceu-lhe simpático, ultimava o novo consultório, nem sempre os doentes eram abastados, umas galinhas para canja e couves de Almargem compensariam nos primeiros tempos. Com os príncipes pouco falou, não percebiam nenhuma língua civilizada, uma vénia discreta e pouco mais. O mais falador era Mr.Galway, de visita ao wonderful palace do seu conterrâneo, Mr. Cook, visconde de Monserrate, a fama dos jardins, mais belos que os da Babilónia, tiravam-no de Durham, aventurando-se nos confins da Europa. Era um fala-barato, com um nariz avermelhado rematado por lunetas redondas.

O countryside era gorgeous, cheio de vinhas e pomares, paisanos montados em burros e mulheres trabalhando no campo, uma estrada esburacada ligava a capital ao resort, famoso depois que o rei-viúvo e a morganática condessa lá passaram a viver durante parte do ano. Ao fim de uma hora de viagem, a primeira paragem, num sítio poeirento chamado Porcalhota, apeando-se para uma pausa de meia hora. Catherine chamou Maude, a criada inglesa, e saindo por uns minutos, tomou um deslavado capilé que aguadeiros vendiam, enquanto campónios acorriam com cestos de vime e atoalhados, queijadas e fruta fresca. Os demais também saíram a refrescar-se um pouco, uma hora mais e chegariam, felizmente Sintra era fresca à noite, haviam dito em Lisboa.

Regressados à carruagem, só M. Vendôme tardava, a comprar fruta para o seu petit chou. Mr. Galway comprou um cesto de vime a um camponês, muito étnico, segundo comentou, transportando-o de imediato para a carruagem. Ao voltar ao seu lugar, a princesa Cyrllovitch, pareceu irritada, chamando pelo criado, que seguia na 2ª classe. Depois de alguma agitação, que atrasou a saída, soube-se que desaparecera a gargantilha da princesa, trazida para a receção no Chalet da Pena. Chocado, Mr. Galway aproximou-se de Lady Jackson, limpando o suor que lhe escorria pela cara:

-Que coisa horrível! Como é possível numa carruagem onde apenas viajam cavalheiros e pessoas de bem acontecer uma coisa destas? Isto é pior que Constantinopla, I say!

Catherine aproximou-se da princesa, que tagarelava em russo, enquanto Cosette e M. Vendôme tentavam reconstituir os passos dos passageiros depois da paragem. A não ser que algum larápio tivesse vindo de fora, ou da 2ª classe, de cuja porta o revisor nunca saíra, só entre eles poderia estar o ladrão. Intrigada, perguntou ao médico se dera por algo, mas este, com um ar sonâmbulo e enterrado num tratado de farmacopeia, nada vira, só queria era chegar a Sintra, que o burro para o Arraçário ainda levaria meia hora. Lady Jackson reparou contudo que Mr. Galway tentava encobrir com as pernas o cesto de vime comprado momentos antes, e que parecia nervoso.

-Mr. Galway, está com medo que lhe roubem alguma preciosidade egípcia? -ironizou, sagaz.

-Well, eu…, não, não, Lady Jackson, foi lapso dos seus olhos, por certo, a claridade destes países do Sul altera a sensibilidade da vista, sabe, eu…

-Está assim porque o senhor roubou as jóias da princesa, n’ést-ce pas? -atalhou M.Vendôme de rompante, apontando-lhe a bengala e encostando-o contra a janela.

-What? How dare you!- Galway ruborizou, visivelmente nervoso.

-Un moment! Je suis Claude Vendôme, da polícia francesa, messieurs- apresentou-se, tirando o chapéu- e esta é mademoiselle Nadine, minha colaboradora. Este senhor frente a vós é nada mais nada menos que Walter Pickwick, um conhecido ladrão de joias inglês. Desde Paris que lhe vimos no rasto!

Surpresos, todos pasmaram, e até o Dr. Gregório, antes absorto, parou a leitura do compêndio. Parecia um teatro da R. dos Condes, pensou. Vendôme pegou no cesto de vime e abrindo-o, no meio das camisas de Galway, aliás Pickwick, lá estava a valiosa gargantilha. A princesa suspirou, enquanto o criado do príncipe Cyrllovitch de imediato o imobilizou contra a parede.

-Mas como pôde ter ocorrido isto, caro senhor? -perguntou o príncipe Vladimir, num francês irreconhecível - se todos saímos ao mesmo tempo da carruagem?

-Aí é que está, Excelência. Quando saímos, vi que discretamente o senhor Galway se deixou ficar para trás, e num ápice sacou da joia e lançou-a pela janela, para o descampado no lado oposto ao da gare. Uma vez lá fora, comprou um cesto, recolheu a joia discretamente, e entrou ao mesmo tempo que os outros com o souvenir na mão, dando a ilusão de ter estado sempre com o grupo. Ninguém suspeitaria! Ele sabia da visita a Sintra dos príncipes, e é conhecida a riqueza das joias da princesa, a suposta amizade com messieur le vicont du Monserrate afastaria qualquer suspeita sobre si!

-Mas diga-me, senhor Vendôme, e como soube que ele tinha a joia com ele? -questionou Lady Jackson.

-Quando saímos, segui-o, simulando ir comprar fruta para a Cosette- alias Nadine- e vi-o recolher a gargantilha e ainda ter tempo de tomar um capilé de limão com os outros. Voilá!

-Fruta que não chegou a comprar, pois não, senhor Vendôme? – perspicaz, Lady Jackson também desconfiara de Vendôme, pois a dita fruta nunca entrou na carruagem. Era ela quem devia estar na polícia, pensou.

Chegados a Sintra, onde D. Fernando e a condessa d’Edla aguardavam os príncipes na estação, Pickwick, foi conduzido à cadeia. Mais tarde seria escoltado para Lisboa, e para Paris depois, levado por Vendôme e Nadine. Passadas as peripécias, Lady Jackson lá se deleitou com Sintra e seus pitorescos vales. Mais tarde deixaria as suas impressões num livro de viagens que o seu editor entregou para traduzir a um tal Camilo Castelo Branco. Gregório de Almeida viria a ser um dos mais respeitados médicos de Sintra, pai dos pobres e filantropo. O Larmanjat, esse, duraria ainda mais doze anos, rasgando a planície e parando para empoeirados viajantes se saciarem com capilés de limão ou comprarem rústicos cestos de vime.

Sem comentários:

Enviar um comentário